Caderno Teológico

Blog do Missionário Andrew Comings

A “Fé” de Obama

A fé do ObamaComo norte-americano morando no Brasil, consantemente recebo perguntas deste tipo: “Você acha que o Barack Obama é um crente?”  Geralmente respondo perguntando se eles pensam que alguem que é a favor do desmembramento sistemático de bebês antes de nascerem tem condições de ser um seguidor de Cristo.  Geralmente isso sinaliza o fim da conversa.

Porem muitos sabem que o próprio Obama se diz “cristão”, e muitos lideres religiosos norte-americanos apoiavam sua candidatura.

Como então seria este cristianismo do presidente-eleito do meu país de nascimento?

Li com muito interesse uma entrevista feito alguns anos atrás, onde Obama foi perguntado sobre vários aspectos da sua fé.  As respostas são reveladores.  Segue embaixo o que o Barack Obama acredita sobre algumas das doutrinas do cristianismo:

O que significa ser cristão.

Sou cristão.  Tenho uma fé profunda.  Então sou muito influenciado fé cristã.  Pelo outro lado, nasci no Havaí onde obviamente existem muitas influências orientais.  Morei  entre as idades de seis e dez anos na Indonésia, o maior pais muçulmano do mundo.  Meu pai era da Quênia, mesmo que ele era chamado com mais precisão de agnostico, o pai dele era muçulmano.  E, eu digo, intelectualmente eu sou influenciado pelo judaismo tanto quanto qualquer outra crença.

Obs. Obama é cristão porque é influenciado pelo cristianismo…mas tambem é influenciado pelo islam e judaismo.  Ele tambem é muçulmano e judáico?

Na questão de quem é Jesus:

(uma risada desconfiada) Certo. Jesus é uma figura histórica para mim, e tambem ele é uma ponte entre Deus e o homem, na fé Cristã, e uma que eu acho poderosa exatamente porque ele serve como um meio de nós alcancarmos algo mais alto do que nós.

Sobre o Inferno:

Eu acho difícil acreditar que meu Deus ia mandar quatro-quintos do mundo para o inferno.

Sobre o Céu:

Eu creio que se eu viver minha vida da melhor forma possível, serei recompensado. Não presumo ter o conhecimento de que acontece antes que eu morrer. Mas sinto com muita firmeza que quer o galardão seja aqui e agora ou quer seja no alem o alinhamento de eu mesmo com a minha fé e os meus valores é uma coisa boa.

A definição de pecado:

Ser desalinhado com os meus valores

Seu maior exemplo espiritual:

Eu creio que Gandhi é um grande exemplo de um homem profundamente espiritual que agiu e arriscou tudo pelo benefício destes valores, mas nunca caiu na intolerância ou dogma.

Então, para sumarizar: Dado a oportunidade de falar sobre Cristo, Obama não falou nada de sua morte, resurreição, divindade, etc.  Cristo é apenas uma ponte.  Ele não acredita no Inferno e não sabe se tem um Céu.  Ele define o pecado como uma ofensa contra os seus próprios valores, e não contra Deus–que completamente remova a necessidade de graça salvífica e o sacrifício expiatório de Cristo.

Finalmente, quando chegou a hora de escolher alguem foi para ele um exemplo de espiritualidade, ele escolha um hindú.

Diante de todos esses fatores, como é que ele pode se chamar de cristão?  E, a pergunta mais interesante, como é que líderes supostamente evangélicos nos EUA podem inisistir que ele é crente?

Ainda resta ver se o Obama vai ser um bom presidente no meu país de orígem.  Não costumo votar nas pessoas baseadas nas suas declarações de fé.  Mas quando Obama–e seus fãs no mundo evangélico–dizem que ele é cristão, é um exercício em auto engano.

1 Comentário»

  Mitos Infernais « Caderno Teológico wrote @

[…] muito bem com a tolerância sofisticada do homem pos-moderno.  Nem mais nem menos que o próprio Barak Obama expressou bem o pensamento prevalente quando ele falou que acha “difícil acreditar que meu […]


Deixe um comentário

