Caderno Teológico

Blog do Missionário Andrew Comings

Racismo e o Sistema de Quotas

Será que o sistema de quotas é uma boa ideia?  Assista o seguinte vídeo (é um documentário norteamericano, mas a maior parte é em português com legenda em inglês)

Achei o vídeo fantástico pois revela como a ideia de quotas é ridículo.  O sistema de quotas representa nada mais e nada menos do que a institucionalização de racismo aqui no Brasil.

Seguem algums pensamentos sobre o asunto:

O sistema de quotas inventa divisões onde não existem.

Segundo a Bíblia, o homem foi criado na imagem de Deus, e ponto final (Gênesis 1:27). Não existem divisõs nem subdivisões de homens.  Somos iguais, diante de Deus.  Se somos iguais diante de Deus, então tratar qualquer homem ou grupo de homes com acepção é aberração e pecado.  E é justamente isto que um sistema de quotas faz.

Um sistema de quotas não resolve a questão da pobreza.

Num sistema de quotas, como é praticado hoje no Brasil (e tambem nos EUA) uma pessoa negra e rica terá uma vantagem dupla sobre uma pessoa branca e pobre.

O sistema de quotas ainda discrimina contra os afro-brasileiros.

Qual seria pior: me dizer que não posso ir para tal escola porque sou negro, ou dizer que só tenho condições de estudar lá porque o governo vai me ajudar? Resposta: as duas opções são igualmente racistas, pois são baseados na ideia abominável que o negro é, de certa forma, inferior.

Notem tambem no vídeo como a avaliação é feita no sistema.  Eles tiram uma foto!!! Então, entrada numa escola é determinada pela pigmentação do pele e características do rosto.  Isto é racismo, puro e simples.

Para resumir, um sistema de quotas baseado em “raça” é anti-bíblico, racista, e imprático–tanto no Brasil quanto nos EUA.

Seus pensamentos?

Anúncios

No comments yet»

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: