Caderno Teológico

Blog do Missionário Andrew Comings

Quarto Mito Infernal: O Inferno é Aqui na Terra

Chegamos, enfim, ao final do nosso estudo sobre o Inferno.

No seu livro Jesus For President (Jesus para Presidente) Shane Clayborne diz o seguinte:

O Inferno não é apenas algo que vem após a morte e sim algo que muitos estão vivendo neste exato momento.  1,2 bilhões de pessoas  almejam uma gota de água todo dia;  mais que 30 milhões de crianças morrem de fome a cada dia; e trinta e oito milhões de pessoas estão morrendo de AIDS.  Me parece ridículo pensar em pregar para eles sobre o inferno…

Clayborne aqui está apenas repetindo um pensamento comum entre os que tentam re-definir o Inferno.  A lógica é o seguinte:  diante de tanto sofrimento na terra, será que o inferno pode ser pior?

Em Marcos 9:42-48, Cristo faz uma comparação interessante ao falar do lugar de eterno sofrimento:

Mas qualquer que fizer tropeçar um destes pequeninos que crêem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma pedra de moinho, e que fosse lançado no mar. E se a tua mão te fizer tropeçar, corta-a; melhor é entrares na vida aleijado, do que, tendo duas mãos, ires para o inferno, para o fogo que nunca se apaga. [onde o seu verme não morre, e o fogo não se apaga.] Ou, se o teu pé te fizer tropeçar, corta-o; melhor é entrares coxo na vida, do que, tendo dois pés, seres lançado no inferno. [onde o seu verme não morre, e o fogo não se apaga.] Ou, se o teu olho te fizer tropeçar, lança-o fora; melhor é entrares no reino de Deus com um só olho, do que, tendo dois olhos, seres lançado no inferno. onde o seu verme não morre, e o fogo não se apaga.

Notem bem a comparação que o nosso Senhor faz entre sofrimento terrestre e o sofrimento eterno no Inferno.  Ele está dizendo, em efeito, que o Inferno é muito pior!!!!

Vamos ser justos com o Clayborn e outros que seguem a mesma filosofia: eles realmente são tristes com o fato que os cristãos fazem tão pouco para os pobres.  E têm razão.

Mas uma falha na parte do cristianismo moderno ocidental não é justa causa para mudar a doutrina.

Creio que nosso evangelismo e nossa caridade devem andar de mãos dadas.  Não faz sentido dizer para uma pessoa que está morrendo de sede que ele vai para o inferno, sem dar para ele um copo de água.  Mas é igualmente insensato (e até cruel) satisfazer a sua sede temporariamente sem avisá-lo do juizo eterno de Deus.

Anúncios

1 Comentário»

  Postagens Populares de Agosto, 2011 « Caderno Teológico wrote @

[…] O Quarto Mito Infernal: O Inferno é Aqui na Terra […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: