Caderno Teológico

Blog do Missionário Andrew Comings

Vive la Différence: O Cristianismo e as Mulheres–Parte 2 “Cara! Cadê o Cara?”

Männer und Frauen online

Alguns sugerem que a história do pecado original no Jardim de Edem coloca a mulher numa luz negativo–assim servindo de garantir a supremacia do homem no cristianismo.  Até o autor Dan Brown, no seu romance “O Código DaVinci”, levanta esse tese.

Igual à maior parte dos tese levantados pelo Brown, este não tem a mínima base na realidade.  Para destruir este mito, vamos olhar primeiramente ao texto de Gênesis 3.  Depois, veremos outras passagens bíblicas relevantes.

O Relato de Gênesis 3

Se você for ler o que aconteceu no jardim, tem uma personagem principal que é notável pela sua ausência.  Temos o serpente, a Eva…eita!  Cadê Adão?  Nessa história, a primeira vez que Adão aparece é versículo 6:

Então, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, comeu, e deu a seu marido, e ele também comeu.

O que temos aqui é um completo abandono de responsabilidade da parte do Adão.  Aparentemente, ele não estava presente com sua esposa.  Ele não forneceu a liderança devida e, quando ele teve a opção, pecou.

Onde estava Adão?

Interessante que, quando Deus veio ao jardim, a primeira pessoa a quem Ele se dirigiu foi Adão.  E Adão, continuando seu padrão de irresponsibilidade, culpou a mulher:

A mulher que me deste por companheira deu-me a árvore, e eu comi.

Deus, porem, não aceito essa desculpa esfarrapada.  O julgamento que Ele pronuncia sobre o homem destaca a sua responsibilidade de ser o provedor para sua família.  Claro que ambos a mulher e o serpente recebem uma maldição, mas notem bem o que acompanha a do serpente:

Porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua descendência e a sua descendência; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.

Vejam que a promessa do Redentor, aquele que ferirá a cabeça do antigo inimigo, é posto como descendência da mulher.  O homem, a mulher, e o serpente receberam merecidos castigos pelos seus atos.  Só Eva recebeu uma promessa.

Não vejo sustento nenhum para a acusação de machismo neste texto.

Quem, então, é o responsável para a entrada de pecado no mundo?  Me dé o envelope por favor…

And the winner is…

Romanos 5:12

Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porquanto todos pecaram.

E quem é esso homem que ganha o Oscar para “Primeiro Homem Pecador”?  Verso 14 do mesmo capítulo:

No entanto a morte reinou desde Adão até Moisés, mesmo sobre aqueles que não pecaram ã semelhança da transgressão de Adão o qual é figura daquele que havia de vir.

A evidência é clara: A Bíblia coloca a culpa do pecado direto nas costas do homem.  É tão óbvio isso que deixa duas opções para Dan Brown e outros que alegam machismo neste relato: ou nunca leram essa passagem da Bíblia, ou leram e estão sendo deshonestos.

Esta é a continuação de um estudo que estou fazendo sobre o papel da mulher no cristianismo.  Você pode ler a primeira parte aqui.  Na proxima instalação iremos abordar o assunto da posição da mulher na sociedade do Antigo Testamento.

Anúncios

5 Comentários»

  Débora Silva Costa wrote @

Pastor Andrew,
Esperei anciosamente por essa postagem e vejo que valeu a pena a espera! Excelente esclarecimento!!! Que bom que você não é machista como alguns por aí… Diante de Deus somos todos iguais, brancos, negros, brasileiros, americanos, homens, mulheres.

Gostei da imagem da cobra com pernas e braços , muito próxima da realidade bíblica e, além disso, muito engraçada! (obs.: dá pra ver Adão negligente ao fundo caçando uma borboleta, ao invés de tomar conta da esposa!)

Em Cristo,
Nosso Blog, Fé e Razão: http://ferazao-bang.blogspot.com/

  Andrew Comings wrote @

Débora,

Perdoe o atraso na aprovação do seu comentário. Por algum motivo, foi encaminhado ao spam.

Fico grato que você gostou do artigo. Espero com este e outros que estão por vir derrubar alguns preconceitos que existem por aí.

  Débora Silva Costa wrote @

No problem, Pastor Andrew!
Espero a continuação… (se houver)

Fique na paz e aproveite bem a Conferência Fiel!!!

  Andrew Comings wrote @

Vai ter uma continuação sim, só que vai demorar um pouquinho. Minha próxima entrada (fora um pequeno realtório da Conferência Fiel) vai ser uma resenha do livro “A Cabana”.

  Débora Silva Costa wrote @

Ótimo! É bom que eu nem vou precisar ler “A Cabana”. kkkkkkk
Todo mundo anda falando sobre esse livro… deve ser porque é bom, ou porque é bem polêmico.

Vi pelo teu twitter que houve uma palestra com o cientista Adauto Lourenço aí na Conferência. Deve ter sido ótima! Já li o livro dele “Como tudo Começou” e gostei bastante (embora, confesso, eu não tenha entendido todos os termos científicos!).

Deus te abençoe e obrigada por tudo, Pastor Andrew! 😉


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: