Caderno Teológico

Blog do Missionário Andrew Comings

Uma Carta Aberta à Rede Globo

Querida Rede Globo,

É com grande admiração que observo o seu esforço recente de fazer novelas baseadas em diversas religiões do mundo.  Essa nova meta de diversidade e respeito às crenças mais dispersas tem resultado em novelas que cantam os louvores de sistemas de fé tais como islamismo, hinduismo, espiritismo–até o judaismo.

E nesse espírito de inclusão, não posso deixar de acreditar que, no futuro próximo, haverá uma novela mostrando as qualidades positivas de uma crença até então ignorado pelos seus produtores.

Me refiro, é claro, ao cristianismo do ramo protestante.

Admito que, aqui no Brasil, o protestantismo talvez seja mal representado por alguns grupos.  Mas confio na sua capacidade de ignorar esses excessos e ver o lado bom da religião de Lutéro e Calvino–bem como foram capazes de ignorar o terrorismo para ver o lado bom da religião do Osama.

Tenho certeza que tal novela já esteja no planejamento, pois qualquer outra explicação pela falta de uma novela “crente” até agora daria a impressão que a Rede Globo esteja propagando algumas religiões e ignorando outras.  E isso seria completamente oposto aos valores da Rede Globo de Comunicação.

Mas, caso seus produtores–por puro esquecimento, é claro–ainda não pensaram numa novela com esse tema, gostaria de sugerir alguns títulos para a sua consideração:

Morde e Expulsa

Uma exposição dos efeitos do pecado nas vidas das pessoas–com uma personagem que descobre a graça de Deus no meio da desmoralização.  Posso até imaginar a abertura, com desenhos de maçãs e serpentes.

Irmãos Coragem

Uma linda novela de época onde os membros de uma pequena congregação batista enfrentam a perseguição da igreja católica nos anos trinta.  Sei que o título já foi usado, mas não consegui pensar em outro melhor.

Cinco por Cinco

Onde o protagonista descobre as cinco “solas” da reforma, deixando elas transformar a sua vida.

O Lado dos Anjos

Uma novela que explora as vidas de um cientista criacionista, e seu grande rival, um evolucionista.  É importante que o criacionista seja apresentado como um ser racional e bondoso, enquanto o evolucionista é um cretino preconceituoso e malvado–isso para equilibrar como os dois são apresentados em todos os outros programas que tratam deste assunto.

O Protestante

Como um jovem protestante lida com a vida na universidade, enfrentando professores e colegas que procuram derrubar sua fé.

Caminho dos Índios

Uma jovem missionária vai para a selva amazónica a fim de evangelizar aos índios.  Ela é perseguida pela FUNAI, mas consegue vencer pela sua fé e determinação.  (sugestão de elenco: Mariana Ximenes no papel principal)

Essas são as minhas ideias.  Espero que sejam úteis.

Agradecido pela atenção,

Andrew Comings

Anúncios

6 Comentários»

  Roberio de Alencar wrote @

Concordo plenamente, uma emissora tal como a Globo que faz propaganda de diversas religioes ainda nao ter feito uma que fale sobre o Cristianismo, me refiro ao protestantismo. Gostaria muito de ver logo uma novela sobre esse assunto.

  Andrew Comings wrote @

Pois é Robério, estou esperando ansiosamente a ligação do pessoal da Globo.

  Katia Pires wrote @

Amei Pastor!!! suas postagens são incríveis! 😀 bem argumentado 🙂 A Globo deve abrigar todas as “religiões” e sem aquele estereótipo de alucinado fanático q tanto prevalece em personagens cristãos…

  Andrew Comings wrote @

Que bom que você gostou, Kátia. Não vejo motivo nenhum para a Globo não aceitar minha proposta.

  Avelar Jr. wrote @

Sabe o que é pior, Andrew?

Eu próprio já escrevi sobre esse tema, até mesmo nas comunidades de debate do orkut; já vi gente criticar este mesmo preconceito global contra os evangélicos — e não me refiro a crentes, mas a não-crentes; e eu ainda vejo “evangélicos” por aí nos chamando de injustos quando escrevemos contra a discriminação da Globo contra os protestantes, e em favor de outros credos e da desvalorização dos bons costumes.

Dá para entender?

  Andrew Comings wrote @

Avelar,

Pois é…tão na cara que só eles não percebem.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: