Caderno Teológico

Blog do Missionário Andrew Comings

As Cinco Solas: Sola Scriptura, Parte 3

Depois dos dois artigos sobre a superioridade e suficiência das escrituras, resta uma pergunta: porquê?

Porquê os líderes da igreja, tendo em mãos a revelação das escrituras (privilégio tido por nenhum outro grupo na história do mundo) caiem na tentação de recorrer a outras autoridades, e de buscar revelações especiais.

Creio eu que a resposta é o mesmo motivo que os fariseus colocaram as leis humanas a cima da lei de Deus. O motivo dos modernos profetas protestantes também é o mesmo dos cléricos que Lutero enfrentou na reforma.

O motivo se resume em uma palavra: controle.

Funciona assim: Se eu posso convencer o povo de que eu–ou a minha organização–possui um “link” direto com Deus, dificilmente irão desobedecer uma ordem minha.  Isso é muito mais fácil do que tentar transformar vidas pela pregação fiel das escrituras, confiando no poder do Espirito Santo.  E evita qualquer necessidade de transparência, pois quem ousa criticar o Homem de Deus?

E é até mais fácil para o povo ser liderado assim do que ter que fazer o trabalho duro de estar constantemente buscando as escrituras.

Resultado: o protestantismo brasileiro sendo levado por cada vento de doutrina (ref).  Profetas que pregam outro evangelho–longe de serem chamados “anatema”, são louvados como exemplos de pastores.  E quando um desses chegar numa determinada cidade para fazer uma campanha, os auditórios de igrejas conservadoras se esvaziam enquanto seus membros vão para ouvir ao profeta.

Basta!  A Bíblia é nossa única regra de fé e prática!  Vamos tirar o controle desses tiranos e colocar onde deve estar mesmo, hoje e para sempre: na Palavra imutável do nosso Deus.

Anúncios

No comments yet»

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: